Como aumentar em mais de 100% a força

Como aumentar em mais de 100% a força?!

A importância do acompanhamento, planificação e intensidade.

Num estudo publicado em Junho do ano passado que foi realizado durante 6 meses verificou-se os efeitos na força e composição corporal em idosos que se sujeitaram, duas vezes por semana, a um programa de treino acompanhado. Os exercícios usados foram o leg press, supino, remada, leg extension, leg curl, extensão e flexão do tronco.

Nas primeiras duas semanas, os participantes faziam 15-18 repetições submáximas. Nas duas semanas seguintes foi-lhes dito para apenas interromper as series quando achassem que iam falhar e a partir de um mês tinham que fazer cada série até não conseguirem mais. Por fim nas últimas 6 semanas realizaram ainda um drop-set!

Após os 6 meses a força deles aumentou em mais de 100%, reduziram a percentagem de massa gorda em cerca de 2,4% e os indicadores de bem estar melhoraram. Não se esqueçam que estamos a falar de idosos, que na nossa sociedade a indicação que têm da maior parte da  comunidade médica é caminhar e fazer hidroginástica (mesmo que não saibam nadar…).

Agora, entramos na parte interessante. Após o estudo parte dos participantes continuaram a treinar no ginásio sem acompanhamento, 3x por semana e parte deixou de treinar. Resultado, tanto as pessoas que continuaram a treinar por iniciativa própria sem acompanhamento como os que deixaram de treinar perderam força e ganharam gordura e o resultado foi o mesmo nos dois grupos!

Concluindo, um treino de alta intensidade acompanhado teve resultados fantásticos enquanto treinar sozinho, mesmo aumentando o volume de treino, equiparou-se a não fazer nada…

Vai continuar nesse ciclo que recomeça todos os anos e não traz resultados?

 

Consulte o estudo integral no link a baixo.

Estudo High Effort RT in the Elderly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *