Tempo de Treino e Emagrecimento

Num recente estudo realizado no quarto trimestre de 2017 comparou-se os resultados do HICT (High Intensity Circuit Training), a meu ver mal referido como HIIT no estudo, Vs Treino Continuo Extensivo no que diz respeito a redução do peso corporal, % de massa gorda e possível aumento do VO2 Máx.

Resumidamente compararam um grupo de pessoas que realizou treino com corrida continua a 70% do VO2 Máx durante 60´ com um grupo que realizou um sequência de 8 exercícios diferentes com uma relação tempo de execução/ tempo de repouso de 20´/10´ começando com 2 series na primeira e segunda semana com 1´de descanso entre séries o que totalizou 9´de treino passando para 3 series na 3ª, 4ª, e 5ª semana e nas 5 semanas a seguir fizeram 4 séries, o que totalizou um tempo máximo de 18´ no treino. De referir que antes do circuito faziam 8´ de aquecimento aeróbio (corrida) e exercícios de mobilidade articular e 8´ de retorno a calma em bicicleta estática o que totalizava pouco mais de 30´ de treino total.

Ambos os métodos obtiveram resultados positivos (estatisticamente significativos) nos 3 parâmetros a comparar com valores superiores no HICT. No que diz respeito ao emagrecimento quem fez treino contino perdeu 0,56Kg de gordura contra 1,94Kg no HICT.

Ou seja quem treinou menos tempo teve quase 4x mais perda de gordura do quem treinou mais tempo.

Não treine mais treino melhor…

Para consultar o estudo integral descarregue o pdf no link seguinte.

Treino contino VS HICT

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *